Ação Revisional do FGTS

Tempo de leitura: 1 min

Escrito por admin
em Fevereiro 15, 2022

Aqui você ficará por dentro do mundo Jurídico

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.
Ação Revisional do FGTS

O que é?

Desde 2014 tramita no STF a ADI nº: 5090, que ataca a constitucionalidade dos artigos 13 da lei nº: 8.036/90 e 17 da lei nº: 8,177/91, os quais impõe correção dos depósitos de FGTS pela taxa referencial.

A questão é que a TR não deveria ser utilizada na correção dos valores da conta vinculada pois é índice muito aquém do processo inflacionário do Brasil, principalmente após 1999.

O STF já se manifestou em outras oportunidades sobre a inconstitucionalidade do uso de TR como índice de atualização, inclusive na área trabalhista no final do ano de 2020. O mérito da ação é muito bom, mas existe risco. Não se trata de “ajuizou-ganhou”. O grande ponto da controvérsia será a questão da prescrição trintenária ou não.

Como saber quanto você tem para receber?

Depende. É preciso pegar os extratos do FGTS, a partir de 1999, mês a mês, calcular diferenças em relação ao IPCA. Neste link é possível fazer o cálculo gratuitamente: https://www.jfrs.jus.br/ex/cax/jusprev/

Quanto custa ajuizar?

Custa o valor dos honorários cobrados pelo advogado. Se o STF julgar que não exista o direito as diferenças postuladas, o autor poderá pagar custas e honorários. Este último custo poderá ser igual a zero, caso seja deferida gratuidade de justiça, ou nas hipóteses de a ação tramitar nos juizados especiais.

O que devo fazer?

Procurar um bom advogado trabalhista, com documento de identidade, extratos de FGTS, comprovação de insuficiência de recursos, caso se postule gratuidade.

Fique por dentro do Direito, saiba das novidades aqui ! Increva-se para ter tudo em primeira mão e gratuitamente.

100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Aqui você ficará por dentro do mundo Jurídico

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.