Ser ou não ser, eis a questão!
Tentaremos através desse texto esclarecer algumas dúvidas mais decorrentes para estudantes ou bacharéis de direito.
A Advocacia e Concurso Público certamente são as opções mais conhecidas por estudantes de direito, todavia, sempre surgem essas dúvidas: Vale a pena Advogar? Devo seguir a carreira pública?
Ambas as escolhas demandam dedicação, tempo, esforço e possuem lados positivos e lados negativos, assim como em qualquer profissão.
Vamos falar um pouco sobre ambas as opções e tentar te ajudar com algumas orientações sobre qual a melhor carreira para você seguir, com base no mercado jurídico. Certamente essa leitura lhe ajudará no seu momento de escolha.
Leia até o final se você quiser saber mais sobre como a tecnologia pode trazer novas possibilidades para o Direito!
Então vamos lá!
SOBRE O MERCADO JURÍDICO:
Você sabia que o Brasil possui hoje mais de 1.309.228 milhões de advogados inscritos na OAB? Isso significa que a cada 200 pessoas no país uma é advogada.
Além disso, o país possui cerca de 1.755 faculdades de direito. Isso significa que o Brasil possui mais faculdades de do que o resto do mundo junto.
Devido a este fato, é comum que vários estudantes ou recém formados digam que o mercado está cada vez mais competitivo e saturado. Mas por outro lado, segundo consta em uma notícia vinculada ao Conjur no final de 2017, vemos que o mercado jurídico movimento % 50 milhões de reais por ano e possui taxa de crescimento anual de cerca de 20%
MAS AÍ VEM A PERGUNTA: VALE A PENA ADVOGAR?
A resposta é: sim, vale a pena exercer a advocacia.
O salário praticado por muitos escritórios de advocacia para advogados recém-formados e a má gestão são fatores que desestimulam muitos estudantes e jovens advogados de persistirem na profissão.
Mas, por outro lado, a advocacia estimula o crescimento pessoal e profissional a todo momento, fazendo com que o Advogado esteja em constante evolução no mundo jurídico, sempre buscando a melhor solução para seu cliente.
No entanto, além dessas opções tradicionais, existem outras possibilidades.
QUAIS POSSIBILIDADES EXISTEM NO DIREITO ATUALMENTE?
Hoje existem várias possibilidades e uma delas é abrir um próprio escritório de forma digital ou até mesmo, trabalhar em home office. Outros podem atuar em grandes escritórios por um período de tempo e depois abrir o seu próprio negócio.
Ainda, existe a advocacia pública, sedimentada pelas Procuradorias dos Municípios e Estados, Defensoria Pública e Advocacia-Geral da União.
A verdade é que existem muitas oportunidades na advocacia, principalmente para aqueles que pensarem de forma inovadora!
Mas uma coisa é certa: para se destacar no mercado jurídico é fundamental se especializar em alguma área do direito, aquela em que você possui maior afinidade, e compreender todos os métodos adequada de solução de conflitos e buscar efetivamente ajudar a resolver problemas.
E com um plus a mais, seria muito importante quem tivesse a oportunidade de aprender conceitos básicos sobre gestão, finanças, marketing jurídico e vendas.
Não existe apenas a possibilidade de advocacia ou concurso público, também é possível seguir na carreira acadêmica, tornando-se Docente de Cursos de Graduação, Pós Graduação, preparatórios para o Exame da Ordem, cursos para concurso público, dentre outras opções que a maestria possibilita.
É possível ainda exercer a profissão em uma área que está em constante ascendência: a tecnologia!
Existem profissionais do direito bem sucedidos que atuam na área de inside sales ou inbound marketing em Startups; outros, atuam como investidores ou abriram seu próprio negócio de forma digital ajudando outros profissionais do Direito.
Em todo e qualquer caso, o conhecimento jurídico é necessário, ainda que de forma indireta, pois o Direito ajuda as pessoas a enxergarem e solucionarem problemas de forma diferente, além de auxiliar na capacidade de raciocínio crítico, de oratória e argumentação.
ASSIM, PERSISTE A PERGUNTA: VALE A PENA FAZER CONCURSO PÚBLICO?
O cenário para os concursos públicos não é dos melhores. Eles estão cada vez mais concorridos e os benefícios já não são mais os mesmos de antigamente.
Todavia, esse caminho ainda é muito atrativo para pessoas que valorizam a estabilidade e a segurança.
O aconselhável é a procura de concurso público cuja área de atuação tenha ligação com sua vocação, pois caso contrário, haverá o risco de conseguirem a aprovação e se tornarem frustradas em sua profissão.
Deixe um comentário