Os juros podem ser explicados como o preço pago pelo devedor que contraiu um empréstimo e recebido pelo credor, que emprestou determinado recurso. Os juros correspondem ao acréscimo de uma porcentagem ao valor do empréstimo. Os juros podem ser:
(i) simples: para o cálculo, é observado o valor inicial do empréstimo;
(ii) compostos: são calculados com base nos juros anteriores – juros sobre juros;
(iii) moratórios: o atraso no pagamento enseja a cobrança dos juros moratórios, em consequência da morosidade do pagamento;
(iv) reais e nominais: os juros reais são calculados sem considerar as correções monetárias e a inflação; os juros nominais consideram as correções monetárias e a inflação.
(v) rotativos: estes estão relacionados ao pagamento das faturas de cartão de crédito.
A abusividade na cobrança dos juros está voltada à exigência de valores que extrapolam o valor máximo permitido pelo Banco Central ou superior ao valor médio utilizado no mercado financeiro.
É nítido que a pandemia da COVID-19 provocou inúmeras dificuldades, inclusive financeiras, muito por conta do desemprego. Em situações assim, muitas pessoas optam por contratar empréstimos, com a finalidade de garantir as condições básicas para uma existência digna.
Para evitar prejuízos indesejáveis, deve-se saber como reconhecer se os juros são ou não abusivos. O meio mais simples e acessível é utilizar simuladores de cálculo automático.
Antes de mais nada, é indispensável a análise do contrato para verificar se os juros cobrados são abusivos. O consumidor que deixa de analisar o contrato pode acabar pagando valores injustos sem sequer perceber. Em muitos casos faz-se necessário buscar um advogado para averiguar a abusividade dos juros cobrados.
Entretanto, caso o consumidor já tenha realizado a contratação com juros abusivos, pode-se socorrer de Ação de Revisão Contratual, em vista de revisar as cláusulas contratuais, podendo-se requerer até mesmo a devolução dos valores pagos indevidamente.
Deve-se dizer, por fim, que é muito importante ter atenção ao assinar algum contrato, para se evitar maiores prejuízos.
Se você acha que foi vítima de juros abusivos por alguma instituição, entre em contato conosco hoje mesmo!
Nossa equipe de especialistas está preparada para melhor atende-lo.
É nosso dever resolver seu problema!
Temos uma equipe especializada, pronta para melhor atende-lo e ajuda-lo no que for preciso!
Entre em contato conosco hoje mesmo!
Contato:
R. Eng. Saint Martin, 34-06
Bauru – SP
contato@vilanitamarozi.com.br
Deixe um comentário